Sobre

Cidade


Conheça a história do nosso município.

Conta-se que por volta de 1900 faleceu nas proximidades de onde hoje se localiza a sede do município de Cantagalo um tropeiro que era conhecido pelos seus amigos como Cantagalo. Segundo informações, este senhor era muito alegre e querido por todos. Daí passaram a chamar tal região de Cantagalo em homenagem ao falecido tropeiro.O povoado e a região circunvizinha viviam da exploração de atividades agropecuárias, trabalhando em grandes fazendas da região e vivendo da extração vegetal e plantio para o próprio sustento. Lentamente Cantagalo foi se transformando em um povoado e em 27 de dezembro de 1948, pela Lei Estadual nº 336, foi elevado à condição de Distrito. 
O local foi crescendo, recebeu iluminação pública da CEMIG em 1967, escola, biblioteca, posto de saúde, telefone público em 18 de julho de 1982 e o comércio foi sendo gradativamente ampliado. Com isso, em janeiro de 1988, o então vereador Sr. Matulazém Ribeiro de Carvalho (Matinho) pleiteou, com o auxílio de deputados, a emancipação político-administrativa do então distrito; sendo que tal tentativa não obteve sucesso. Posteriormente, em 10 de fevereiro de 1995, foi formada uma Comissão para cuidar dos trabalhos de emancipação do ainda distrito de Cantagalo. Com o avanço dos trabalhos da Comissão e a realização do plebiscito, no qual a população local votou favoravelmente ao desmembramento político-administrativo, finalmente Cantagalo desmembrou-se de Peçanha, sendo elevado à condição de município pela Lei Estadual nº 12.030, de 21 de dezembro de 1995. 

Formação Administrativa 

Distrito criado com a denominação de Cantagalo ex-povoado, pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, subordinado ao município de Peçanha. . Em divisão territorial datada de IVII-1960, o distrito de Cantagalo, figura no município de Peçanha. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993. Elevado à categoria de município com a denominação de Cantagalo, pela lei estadual nº 12.030, de 21-12-1995, desmembrado de Peçanha. Sede no antigo distrito de Cantagalo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte

Assembleia Legislativa de Minas Gerais Câmara Municipal de Peçanha IBGE